Em 2024, os serviços de SST do Sesi-SP impactaram mais de 250 mil pessoas, atenderam cerca de 10 mil empresas e contribuíram para evitar mais de R$ 29 milhões em multas.
Por: Aline Pagliarini, Sesi-SP
18/07/202517:39- atualizado às 17:43 em 18/07/2025
Cenários e ações estratégicas frente às alterações normativas foi o tema 2° Seminário de SST na Indústria, que ocorreu em 16 de julho, na unidade Sesi Campinas Amoreiras, em São Paulo. O evento contou com 350 participantes presenciais e cerca de 600 pessoas que acompanharam a transmissão online, entre empresários, gestores, e profissionais das áreas de SST e RH.
O superintendente do Sesi-SP, Alexandre Pflug, fez a abertura e agradeceu a todos os envolvidos na organização. “Esse é um dia de trabalho para as atualizações das novas normativas, o público tirar suas dúvidas com os palestrantes e o Sesi poder dar apoio as indústrias com os serviços de saúde e segurança do trabalho”, afirmou.
Fotos: Ayrton Vignola / Fiesp
O evento teve uma programação ampla com palestrantes renomados. Na parte da manhã, o especialista em SST do Sesi-SP, Gilmar Trivelato, abordou sobre as alterações das NRs em relação ao gerenciamento dos riscos ocupacionais (GRO) e destacou a importância de as empresas estarem alinhadas para os novos desafios.
Já o médico e advogado, Marcos Mendanha, trouxe o tema saúde mental no trabalho, alertando a todos sobre os cuidados que devem ser tomados a fim de manter uma equipe saudável e colher bons frutos.
Segundo ele, quando as empresas criam um ambiente de trabalho mais saudável, fazem a gestão da carga de trabalho, proporcionam crescimento de carreira e as lideranças fornecem feedback são maneiras de promover a saúde do trabalhador. “Em contrapartida, elas ganham em maior engajamento e produtividade, e menor absenteísmo, sinistralidade e turn over, assim gerando economia”, destaca.
Em seguida, a presidente da Associação Brasileira de Ergonomia e Fatores Humanos (Abergo), Lucy Mara Baú, discorreu sobre ergonomia e identificação dos riscos no ambiente de trabalho conforme a NR-17. E, por fim, a líder técnica do Centro de Inovação do Sesi-RS, Graziela Alberici, falou sobre a gestão dos riscos psicossociais e ações estratégicas para minimizar o estresse organizacional.
No período da tarde, a coordenadora-geral de fiscalização em SST da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Viviane de Jesus Forte, falou sobre as perspectivas do MTE na aplicação dos fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho (FRPRT) e alertou as empresas sobre como os órgãos fiscalizadores estão preparados para verificar e orientar as empresas.
O último painel contou com a participação do diretor médico da P&G na América Latina, Fernando Akio Mariya, que apresentou o case de sucesso da empresa, aplicado ao longo de 10 anos, em que o afastamento de funcionários diminuiu destacando que o ambiente de trabalho seguro e saudável se constrói com prevenção.
Durante o evento, os participantes puderam enviar suas dúvidas aos especialistas tanto presencial como online, receberam kits de boas-vindas no credenciamento e houve pausas dedicadas para networking e coffee. Ao final, uma mesa-redonda com todos os palestrantes concluiu o dia de reflexão e debates entre os envolvidos.
De acordo com a engenheira sênior da HSE Brasil, Aline Cordeiro, o evento é um fortalecimento entre indústria, o Ministério do Trabalho e as novas normativas, em que o intuito é o benefício e o bem-estar dos colaboradores que movem o desenvolvimento do país.
Logo para o gerente de medicina ocupacional da 3M Brasil, Daniel Astun, a empresa priorizou a agenda de toda equipe para participar do evento, tanto presencial como remotamente. “Até meu gestor, que fica nos Estados Unidos, fez a inscrição para acompanhar online, porque sabemos da importância do tema e de democratizar esse conhecimento”, diz.
O encerramento do seminário foi feito pelo gerente de saúde e segurança do trabalho do Sesi-SP, Jeferson Sakai, que enfatizou o interesse genuíno da instituição atender as indústrias. “Contamos um portfólio completo de produtos e serviços para ajudar as empresas na adequação às novas normas regulatória de gestão dos riscos ocupacionais e na implementação de ações preventivas, assim proporcionando o bem-estar dos colaboradores”, ressaltou.
Realizado no mês em que se celebra o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, o evento teve como objetivo preparar as empresas às novas exigências da NR-1, fortalecer os conhecimentos dos profissionais, promover conexões com especialistas e colegas da área, além de contribuir para a construção de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e eficientes.
Este ano, o Sesi-SP recebeu mais uma vez 1º lugar no Prêmio Top of Mind de Proteção, na categoria Entidades Prestadoras de Serviços, consolidando-se como a marca mais lembrada do Brasil quando o assunto é Saúde e Segurança no Trabalho.
Em 2024, os serviços de SST da instituição impactaram mais de 250 mil pessoas, atenderam cerca de 10 mil empresas e contribuíram para evitar mais de R$ 29 milhões em multas, por meio do apoio ao cumprimento das normas.
Com isso, Sakai declarou que o Sesi-SP já está se planejando para a realização do 3° seminário no próximo ano.